Saturday, August 25, 2007

Leitura Obrigatória

Boas malta, tass bem no harém?

O mail que vos vou transcrever de seguida, já o recebi diversas vezes, mas por acaso, por pensar que era daqueles de "chacha"..o chamado "mail coninhas" nunca o li...até hoje.

Cá vai:

"Nasceste antes de 1986? Então lê isto... Se não tens...lê na mesma.. Esta merece!!!!! Deliciem-se... Nascidos antes de 1986.

De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que nascemos nos anos 60, 70 e principios de 80, não deviamos ter sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas, em tinta à base de chumbo que nos muitas vezes lambiamos e mordiamos.

Não tinhamos frascos de medicamentos com tampas "à prova de crianças", ou fechos nos armários e podiamos brincar com as panelas. Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes. Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags, viajar á frente era um bonus.

Bebiamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem. Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora. Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso.

Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentose depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para so depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos num silvado aprendiamos. Saiamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer.

Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso. Não tinhamos PlayStation, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de video, home cinema, telemoveis, computadores, DVD, Chat na Internet. Tinhamos amigos - se os quiséssemos encontrar iamos à rua. Jogávamos ao elástico e à barra e a bola até doia! Caiamos das árvores, cortávamo-nos, e até partiamos ossos mas sempre sem processos em tribunal. Havia lutas com punhos mas sem sermos processados. Batiamos ás portas de vizinhos e fugiamos e tinhamos mesmo medo de sermos apanhados.

Iamos a pé para casa dos amigos. Acreditem ou não iamos a pé para a escola; Não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem. Criávamos jogos com paus e bolas. Se infringissemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem. Eles estavam do lado da lei. Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre. Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas. Tinhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo.

És um deles? Parabéns!

Passa esta mensagem a outros que tiveram a sorte de crescer como verdadeiras crianças, antes dos advogados e governos regularem as nossas vidas, "para nosso bem". Para todos os outros que não têm idade suficiente pensei que gostassem de ler acerca de nós. Isto, meus amigos é surpreendentemente medonho... E talvez ponha um sorriso nos vossos lábios.
A maioria dos estudantes que estão hoje nas universidades nasceu em 1986. Chamam-se jovens. Nunca ouviram "we are the world" e uptown girl conhecem de westlife e não de Billy Joel. Nunca ouviram falar de Rick Astley, Banarama ou Belinda Carlisle. Para eles sempre houve uma Alemanha e um Vietname. A SIDA sempre existiu. Os CD's sempre existiram. O Michael Jackson sempre foi branco. Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar que aquele gordo fosse um dia um deus da dança. Acreditam que Missão Impossível e Anjos de Charlie são filmes do ano passado. Não conseguem imaginar a vida sem computadores. Não acreditam que houve televisão a preto e branco.

Agora vamos ver se estamos a ficar velhos:
1. Entendes o que está escrito acima e sorris.
2. Precisas de dormir mais depois de uma noitada.
3. Os teus amigos estão casados ou a casar.
4. Surpreende-te ver crianças tão á vontade com computadores.
5. Abanas a cabeça ao ver adolescentes com telemóvéis.
6. Lembras-te da Gabriela (a primeira vez).
7. Encontras amigos e falas dos bons velhos tempos.
8. Vais encaminhar este e-mail para outros amigos porque achas que vão gostar.

SIM ESTÁS A FICAR VELHO heheheh , mas tivemos uma infância do caraças"

Mas que belo mail este não??? Fiquem bem,

Ass. João Barradas, nascido em 1980...

PS- Não podia deixar em claro o aniversário da minha prima Rute Azevedo, uma fiel leitora deste Blog! Um grande Beijinho de PARABENS...e olha este mail tb é pra ti!! lol...

PS.1- Para os nascidos nos 80's, ainda havia a referir o Tom Swayer, e outras series fantasticas que nos faziam arranhar as calças e afins, tipo "O Justiceiro", "Bonanza", "Maccgyver"...e por aí.....

11 comments:

Unknown said...

Ola Barradinhas! Sou o Flávio, espero k ainda te lembres de mim, ja à uns anos k não apareço em angeiras, tb estou por Luanda. A Leila disse-me k tavas ca. Qd estiveres por luanda, apita o meu mail é fmcpinto@gmail.com. Abração

Francisco said...

E eu sou de 79. Agora pensa. Ainda sou dos magnificos anos 70.

Ricardo Almeida said...

Caro João,


Não sei se te lembras de mim!

Ouvi dizer que andas na terra das aventuras e de maior crescimento económico do mundo (já tenho uma "série" de amigos por aí).

Vai contando as tuas aventuras, que eu vou seguindo por aqui :)


Grande abraço e boa sorte!


Ricardo Almeida

Unknown said...

Isto por aqui é só gente conhecida...Apre!!!

Caro João, (como dizia o outro) Não sei se te lembras de mim!

João Pedro de Angeiras (outrora de Gondomar...outros tempos).
Soube que estavas em Angola...como eu. Tens o meu contacto (pelo menos a tua mãe tem). Se precisares de alguma coisa é só dizer.

Cumprimentos ao Sr. João, beijinhos à D. Gracinda e Xana (mas é para dar mesmo), e um grande abraço pra ti.

JP

Guilherme said...

Sem fugir aos restantes comentaristas que aqui deixaram o seu "comentário", e tendo em conta que não faço um "post" já há algum tempo, começo por dizer o seguinte:

Olá João,
Não sei se te lembras de mim...sou o teu cunhado!!!não sei se estás a ver??...não?? mais um esforço... sim??? já está??? ok!!...
Já que estás numa de "revival", o que acho bem para tipos da 3ª idade como eu puderem relembrar algumas coisas, acrescentaria à tua lista de séries notáveis outras como: El Verano Azul; As Misteriosas Cidades do Ouro; Conan; O Pequeno Cid; A Heidi e o Pedro; O Maravilhoso Corpo Humano (ainda existem alguns por ai alguns e ainda bem); Os Vickings, Espaço 1999; O Homem da Atlântida; etc, que se fossem vistas pelos jovens adolecentes de hoje em dia motivariam muitos ataques de ansiedade e depressão profunda...enfim...tempos que já lá vão em que "Marianos era um Jardim" (nunca entendi muito bem esta expressão, mas deverá pertencer a uma geração anterior à minha e que já teve a sua oportunidade de gozar com a malta).

Aquele abraço.

Cinda said...

Olá João!!!!!
Não sei se ainda te lembras de mim??? ah...a tua mãe??? não??outra tentativa...ah...Cindinha??também não???...isto está dificil...como é que vamos ultrapassar esta fase para conseguir escrever o raio do post??? já sei!!!!!! mããããã.
Penso que assim chegas lá.

Como vês já vou começar a enviar uns posts....aguarda-me...hoje é que já não dá porque já escrevi muito e sou bastante anterior a 1980...não parece mas sou.
Bjs da...lembras-te?? Mãããã.

Xana said...

Olá maninho!
Lembras-te de mim?... Ok, Ok, prometo não massacrar mais!!!!! Vamos lá ao que interessa! Finalmente arranjei tempo, entre a babli e o teu bro, para escrever algo... não sei bem o quê... ah, já sei! Vou ajudar-te! Aquela que está aqui em cima é...
Aquela que tinha medo de ser avó pela 1ª vez... e já vai ser pela segunda!!!
Aquela que abominava o nome cindinha e hoje em dia... derrete-se toda com a babli a chamar:
- Ó CINDA!!!!
Enfim, aquela que quando a viste pela 1ª vez, não foste capaz de dizer uma só palavra... apenas:
- UAAAAAAAAH!(...como te entendo!)
Estamos todos ansiosos pelo primeiro "UAAAAAH" do próximo membro da familia que já conta com onze semanas! Eina, eina!
Bjs da mana (também anterior aos 80's) que te diz,
... estou com saudades!.....

luf said...

ola Joao. Cidalia diz-te alguma coisa?

luf said...

vou estar atenta ao teu blog.... para poder comentar. Eu sou colega da tua Mãe,(da secretaria, claro).

Hugo said...

Então, grande João, tudo bem!!!!

O nosso FCP anda-se a portar mais ou menos.

Espero que esteja tudo~óptimo contigo.

Um abraço.

Helena Ramos said...

Fonix!!! O pessoal tava cá com uma moral a escrever! Já agora...Olá primo! Não tenho bem a certeza se te lembras de mim! Lembras? Aquela prima que passava as férias contigo no campismo, aquela que passa todos os natais e pascoas à mesa contigo,aquela que fazia concurso de tremoços contigo, a que atirava água para o estendal da tua vizinha de baixo contigo! Ò pá aquela que nasceu no verdadeiro 1980!!!! beijos